Navio de Ernest Shackleton Encontrado 107 Anos Depois

ENDURANCE ENCONTRADO NA ANTÁRTIDA
ERNEST SHACKLETON VOLTA A ESTAR NAS MANCHETES

Por Cap Herman Junior

Encontrado mais de um século após ter afundado, mais precisamente 107 anos depois, o navio do navegador e explorador britânico Ernest Shackleton.

Navio a 3 mil metros totalmente preservado

O Endurance foi encontrado a uma profundidade de 3.008 metros no Mar Weddell onde afundou em 1915 quando Shackleton tentava atravessar a Antártida a pé com sua tripulação.

O Endurance iniciou suas navegações em 1912 em Sanderfjor na Noruega. Era um veleiro de três mastros e também possuía propulsão à vapor de 350 hp. Sua velocidade chegava a 10,2 nós no vapor e comportava uma tripulação de até 28 homens.

Imagens e vídeos do Ernest Shackleton's Endurance a bordo do Quebra-gelo Agulhas

Lançado ao mar no dia 17 de dezembro do mesmo ano, tinha um casco, que apesar de parecer igual aos demais navios de madeira da época, estava preparado para as más condições das regiões polares. Tinha uma quilha de madeira de carvalho com quatro placas sólidas e sua estrutura era toda em tábuas de carvalho e abeto norueguês com 760 mm de espessura e revestido com um outro tipo de madeira muito resistente chamada Chlorocardium.

Idealizado e projetado para enfrentar grandes desafios o Endurance estava pronto para operar em gelo solto, contudo não tinha em seu formato a capacidade de resistir ao esmagamento do gelo que estaria em seu destino.

Quebra-gelo Agulhas - Falklands Maritime Heritage Trust (FMHT)

A Expedição Imperial Transatlântica partiu do Reino Unido para sua jornada rumo a Antártida com um objetivo pra lá de desafiador. Atravessar o continente gelado a pé. Muito se falou na mídia da época, pois a aventura acabou se tornando uma luta de 22 meses pela sobrevivência daqueles 27 homens e seu ávido comandante.

Local onde o Endurance foi encontrado
Submersível utilizado para localizar o Endurance

Envolta em mistérios, a expedição chamou muita atenção na época, pela travessia e pela audaciosa tentativa de atravessar por tanto tempo o gelo e certamente o preço que aquela tripulação pagou foi além da luta que tiveram para se manterem vivos, pois o Endurance, preso no gelo foi esmagado e perfurado e veio ao fundo. Shackleton lutou pela vida em um bote até ser resgatado.

Patrocinada pela instituição inglesa Falklands Maritime Heritage Trust (FMHT), a expedição localizou os destroços do navio no Oceano Antártico no último sábado, 100º aniversário do funeral de Shackleton e mesmo com a profundidade de 3 mil metros, o estado de conservação do navio impressionou o líder do projeto, o geógrafo John Shears que classificou como a busca mais difícil do mundo pelas grandes dificuldades impostas pelas grandes mudanças no tempo, luta contra o gelo, nevascas e temperaturas de -18°C.

O incansável Ernest Shackleton foi considerado um herói nacional por muitos. Morreu em 1922 aos 47 anos. Uma das últimas de suas falas ao médico que o tratou no dia de sua morte e disse que ele precisava parar para se cuidar foi: "Estão sempre a dizer-me para eu desistir das coisas, de que devo eu desistir?"

Shackleton (à direita) pouco antes do navio afundar
"Vamos prestar nossos respeitos ao 'Chefe'", disse Shears, usando o apelido dado pela tripulação do Endurance ao seu líder.


Capitão Herman Junior

Cap Herman Junior é um empresário na área da educação, dono da escola de línguas ViaEnglish.com e do seu amor pelo mar e pelo ser humano, entre outros projetos voluntários, criou os Grupos Mayday e o portal bilíngue iNavigate. Hoje palestrante e colunista náutico, atua na área de segurança na Câmara Temática de Navegação e Segurança do Fórum Náutico Paulista, câmara que também coordenou entre 2018 a 2019.

Herman é especialista da Revista Náutica em Meteorologia Marítima e se dedica a ensinar desde 2015, gratuitamente através dos Grupos Mayday, principalmente Meteorologia para aumentar a segurança dos navegadores. Os Grupos Mayday foram seu primeiro projeto no meio náutico inspirado em uma terrível fatalidade com a embarcação Anjo Gabriel que custou a vida de seus sete integrantes. Herman buscava aí criar, fazendo uso do fluxo da comunicação das redes de bate papo, um mecanismo para facilitar o eco de pedidos de socorro de nossos irmãos no mar.

Funcionou, e de um grupo de WhatsApp surgiram 36 grupos lotados onde a segurança e a entrega de conteúdo gratuito foi conquistando o país dia após dia. No canal iNavigate Herman colocava seus ensinamentos, dicas e o projeto foi crescendo e dando suporte aos Grupos que foram agraciados com administradores extremamente competentes que se uniram ao projeto e ao Capitão Herman para gerir algo que já ganhava vida própria e não mais possuía fronteiras no Brasil.

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